quarta-feira, 11 de julho de 2018

LANÇAMENTO de Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil. Três estudos — na Casa das Rosas, 25/07/2018, das 18h às 21h. Por Maria Sílvia Betti


LANÇAMENTO de Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil. Três estudos — na Casa das Rosas, 25/07/2018, das 18h às 21h. Por Maria Sílvia Betti

CASA das ROSAS - Av. Paulista, 37
Quarta-feira, 25/07/2018, das 18h às 21h






DO QUE TRATA O LIVRO

Três temas são abordados em “Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil. Três Estudos”: um panorama histórico-crítico do teatro estadunidense encenado no Brasil entre 1945 e 1968, um estudo sobre a forma e as características da peça em um ato, e uma análise dos processos experimentais de figuração dramatúrgica e cênica de questões centrais ao capitalismo estadunidense.
O chamado “realismo psicológico”, tido como traço característico da moderna dramaturgia dos Estados Unidos, é colocado sob foco crítico no primeiro estudo, assim como a ideia da existência de um chamado “playwriting americano”, conjunto coeso de procedimentos normativos de criação que teriam tido ampla aplicação por parte de seus principais autores.
A fim de discutir o conceito de realismo é realizada uma abordagem do trabalho crítico de John Gassner, ressaltando-se o fato de que seu entendimento do termo tem contornos muito mais amplos, nuançados e historicizados do que os livros sobre a modernização do teatro no Brasil dão a entender.
Nesse mesmo estudo é examinado o aporte de obras críticas estadunidenses no Brasil, frutos de um contexto ideológico e político de patrocínios oriundos de entidades governamentais estadunidenses por um lado, e de iniciativas editoriais no âmbito de diferentes facções da intelectualidade brasileira no pós-golpe por outro.
O segundo estudo propõe-se a examinar a forma da peça em um ato com base em dois conjuntos de textos traduzidos e encenados por duas importantes companhias teatrais de São Paulo: a Triptal, que levou à cena em São Paulo e em Chicago o chamado Ciclo de Peças do Mar de Eugene O’Neill, e as duas antologias de peças de Tennessee Williams provenientes do trabalho tradutório e interpretativo do Grupo TAPA: “27 Carros de Algodão e outras peças em um ato” e “Mr. Paradise e outras peças em um ato”.
No terceiro estudo, por fim, apresenta-se uma análise de “America Hurrah”, trilogia de pequenas peças em um ato do dramaturgo belgo-estadunidense Jean-Claude Van Itallie (1934-). Procura-se, ao analisá-las, examinar as formas pelas quais elas tratam de questões contemporâneas pouco frequentes no âmbito da dramaturgia, como a instrumentalização gerencial do trabalho, os processos de exploração e de alienação dos trabalhadores, a avassaladora indústria do consumo, a veiculação ideologicamente direcionada de imagens pela televisão, a guerra e seu atrelamento aos interesses do Estado e o exercício da hegemonia econômica e bélica dos Estados Unidos. Esses assuntos, por sua própria envergadura, exorbitam os parâmetros da dramaturgia convencional, e são abordados por meio de imagens e processos cênicos de grande contundência experimental e radicalidade crítica.
  Os três estudos que integram este livro representaram um recorte tomado à pesquisa docente mais ampla de sua autora. As difíceis circunstâncias impostas pelos processos de desmonte do trabalho docente dentro Universidade e do país motivaram a opção da autora de antecipadamente recortá-los do todo maior ao qual se ligam, e de apresentá-los dentro do Concurso Público de Livre Docência prestado em dezembro de 2016.
Trata-se, portanto, de um trabalho em progresso, tomado a uma pesquisa muito mais ampla que continua em andamento e que se estende para além de 1968, incorporando outras estruturas formais além daquela da peça em um ato, e outras estruturas de dramaturgia e encenação contemporâneas ao off off Broadway dos anos 1960 e também posteriores a ele.


LIVRE DOCÊNCIA: O QUE É?

Um concurso de livre-docência é um processo aberto por edital público, e o(a)(s) candidato(a)(s) inscrito(a)(s) devem, com base em uma lista de pontos ligados a uma determinada área de estudos, submeter-se a uma prova escrita, a uma prova didática, apresentar um Memorial sobre seu percurso de trabalho, defendê-lo em arguição pública por uma Comissão Julgadora previamente designada, e apresentar uma tese monográfica ou cumulativa sobre um tema acadêmico, defendendo-a perante essa mesma Comissão.
“Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil. Três Estudos” contém a versão revista do trabalho apresentado dentro do Concurso Público de Títulos e Provas visando ao título de Livre Docente promovido pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Disciplina de Literaturas em Língua Inglesa: Teatro Norte-americano e Dramaturgia Comparada.
A Comissão Julgadora que o avaliou, em dezembro de 2016, foi composta pelos Profs. Drs. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos (DLM-FFLCH, Titular), Lenita Maria Rimoli Esteves (DLM-FFLCH, Livre-Docente), Maria Lúcia de Souza Barros Pupo (ECA-USP, Titular), Sílvia Fernandes Telesi (ECA-USP, Titular) e John Robert Schmitz (UNICAMP, Titular). 




A Editora Cia. Fagulha tem o prazer de convidar para o lançamento de:

Dramaturgia Comparada Estados Unidos / Brasil:
Três Estudos
                
de

Maria Sílvia Betti

(Professora da FFLCH e da ECA-USP)



25/07/2018, das 18h às 21h


CASA DAS ROSAS

ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil



EDITORA CIA. FAGULHA


+55 (11) 3492.3797 editora@ciafagulha.com.br
 



 

PROGRAMAÇÃO:

a) Leituras dramáticas de 3 peças em um ato de Tennessee Williams

1. Algo não dito.

Elenco e Concepção: Gisele Freire e Rita Giovana Gentile


2. Por que você fuma tanto, Lily?

Elenco e Concepção: Gisele Freire e Rita Giovana Gentile


3. O último dos meus relógios de ouro maciço.

Elenco: Agenor Bevilacqua Sobrinho, Anderson Negreiro e Beto Kpta
Rubricas e Direção: Agenor Bevilacqua Sobrinho


b) Conversa com as atrizes-tradutoras (Gisele Freire e Rita Giovana) sobre a transposição das peças para os palcos brasileiros.


c) Apresentação do livro pela autora: Profª. Drª. Maria Sílvia Betti.



ONDE

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil

EDITORA CIA. FAGULHA
+55 (11) 3492.3797 editora@ciafagulha.com.br


QUANDO

25/07/2018


HORÁRIO

Das 18h às 21h




Editora Cia. Fagulha:

SERVIÇO:
Preço de capa:           R$ 45,00
Preço de lançamento: R$ 40,00

Onde comprar:                    
                       


Informações:                 (011) 3492-3797


Detalhes do Produto
Editora: Cia. Fagulha - www.ciafagulha.com.br
Ano de Edição: 2017
Assunto: Dramaturgia Comparada
ISBN: 978-85-68844-03-8
Número de Páginas: 360




Confira também:

Os livros da Editora Cia. Fagulha podem ser adquiridos diretamente pelo site da editora ( www.ciafagulha.com.br ) ou na Livraria Augôsto/Augusta (Rua Augusta, 2161 - São Paulo-SP)







Nenhum comentário:

Postar um comentário