Esperando
Lefty, de Clifford Odets
Clifford Odets
Esperando
Lefty, de Clifford Odets
Tradução de
Agenor Bevilacqua Sobrinho e
Maiaty Saraiva Ferraz
Leitura
dramática e debate
25 de
setembro, quarta-feira, 20h
Teatro
Studio Heleny Guariba
Praça
Roosevelt 184
Tel.:
3259-6940
Dados sobre o autor da peça, Clifford Odets.
Por Maria Sílvia Betti
Clifford Odets
(1906-1963) nasceu na Filadélfia e tornou-se ator após concluir os
estudos secundários. Em 1931 passou a integrar o Group Theater, companhia
indissociavelmente ligada à renovação dramatúrgica do teatro norte-americano na
década de 1930. Por incentivo de Harold Clurman, um de seus fundadores,
escreveu sua primeira peça, “A Vida Impressa em Dólar” (“Awake and Sing!”), em
1935, e tornou-se, num curto espaço de tempo, o mais importante dos autores do
teatro político e da dramaturgia social norte-americana dos anos 1930.
“A Vida Impressa em Dólar”, considerada sua obra-prima,
não foi produzida prontamente, tendo sido precedida por outra peça de Odets
também escrita em 1935, “Esperando Lefty” (“Waiting for Lefty”). Vigoroso e
conciso painel épico, “Esperando Lefty” passa-se na sede do sindicato de
taxistas de Nova York, e alterna cenas no presente, em que taxistas aguardam a
chegada do líder sindical Lefty enquanto discutem a possibilidade de uma
greve da categoria, e episódios pregressos da vida de exploração e
miséria de vários dos sindicalistas presentes. O clímax sobrevém com a notícia
do assassinato de Lefty, e a peça se encerra com a aclamação inflamada e
unânime da greve.
A calorosa acolhida de
“Esperando Lefty” trouxe a Odets um vertiginoso sucesso artístico e
financeiro. Pouco tempo depois ele viria a mudar-se para Hollywood, onde
desenvolveria paralelamente uma carreira de roteirista.
“A Vida Impressa em dólar” e
“Esperando Lefty” constituem críticas inequívocas ao modelo capitalista
norte-americano da época da Depressão econômica, e fizeram do trabalho do autor
um ponto de referência para dramaturgos jovens iniciantes na época, entre os
quais Arthur Miller (1915-2005) e Tennessee Williams (1911-1983).
Em 1953, durante o período de
perseguições políticas implacáveis à esquerda, Odets foi intimado a depor
perante o Comitê de Atividades Antiamericanas do Senado, presidido pelo
senador republicano Joseph McCarthy. A notícia de que ele teria desmentido sua
filiação ao Partido Comunista e citado nomes de simpatizantes viria a
estigmatizá-lo inexoravelmente perante a opinião pública e perante todos os que
o haviam aclamado como o dramaturgo do proletariado norte-americano.
Tachar Odets de
colaboracionista e delator teve indiscutível interesse para a direita
norte-americana, e o impacto negativo que passou a ser associado ao nome do
dramaturgo foi forte o suficiente para lança-lo no ostracismo de forma
irreversível.
A íntegra do depoimento de
Odets ao Comitê mostra que os únicos nomes mencionados por ele eram de
simpatizantes e de militantes comunistas autodeclarados que o haviam
precedido, e cujos depoimentos já haviam sido anteriormente veiculados na
imprensa. O depoimento de Odets permaneceu entre os documentos secretos do
Comitê durante muitos anos, e o acesso ao texto só veio a se tornar público
muitos anos após a morte do dramaturgo.
Odets morreu de câncer
prematuramente em 1963, aos 57 anos.
A leitura
de "Esperando Lefty" faz parte do projeto intitulado "Pegando o
Touro à Unha", do Núcleo Teatro Heleny Guariba, contemplado com o Fomento
ao Teatro. A entrada é gratuita.
Será uma
oportunidade para que todos assistam a leitura da peça, marco do teatro
de agit prop nos Estados Unidos, e para que conheçam o Teatro Studio Heleny
Guariba, os atores de seu Núcleo e sua diretora, Dulce Muniz, atriz e
militante histórica do teatro político no Brasil.
Por Maria Sílvia Betti
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