sexta-feira, 8 de julho de 2011

Demétrio Magnoli é figura carimbada do PIG





Demétrio Magnoli é figura carimbada do PIG


Por que o PIG adora essa pessoa?


“São evidentes os sinais de que algo está deteriorando o ambiente acadêmico do que foi uma das mais respeitadas instituições de ensino do país. Resume Magnoli: ‘Um câmpus, por definição, deve ser uma praça de debates onde a diversidade de ideias é o maior valor. É preocupante quando uma universidade adota uma posição ideológica. A UnB vive o processo típico de uma instituição que se tornou um aparelho em prol de uma causa.’”

Demétrio Magnoli, Veja, 6 de julho de 2011, p. 116


Vamos substituir a instituição UnB pela USP.

Todos que discordam do reitor Rodas poderiam dizer a mesma coisa. E com mais razão. Sem deixar de lado o fato de que a “reportagem” não dá voz aos dissonantes de Veja.

Magnoli poderia explicar por que ele é tão requisitado para participar de poleiros tucanos, como, por exemplo, Veja e GloboNews?

A revista é propaganda ideológica neoliberal de capa a contracapa.

Os programas “jornalísticos” televisivos são a mesma coisa.

TV e revista não têm contraditórios, deixando à vontade Magnoli e outros adeptos do tucanismo livres para dispararem ataques cujos alvos sequer podem esboçar reação, uma vez que há um pensamento único.

O ambiente piguiano deteriorou-se há muito tempo, Magnoli. Assumiu a USP e outras instituições, antes respeitadas, mas agora em decadência evidente.

Quando há debates na USP, os veículos piguianos os carimbam como arcaicos, atrasados... A saber, quando são vozes que não se ajoelham ao catecismo em que se ordenaram Magnoli e Cia.

É preocupante que Magnoli e seus parceiros adotem posições ideológicas e procurem enganar desavisados como se não o fizessem.

Magnoli participa de aparelhos piguianos “em prol de uma causa”, mas imagina que todos são rematados idiotas que não percebem isso.

Falta assumir de onde fala, Magnoli.

Faça como a direita chilena. Assuma suas posições com o nome que elas possuem. Lá os reacionários não têm pejo de defender o que acreditam ser verdadeiro.

A mim causam repugnância tais diretrizes. Todavia reconheço a coragem dos que têm a hombridade de expressá-las em público, com nome e sobrenome.

Ou você acha, Magnoli, ser requisitado para tais revistas e programas por causa de seu rostinho bonito?


2 comentários:

  1. Caro Agenor, pelo seu texto se tem a constatação de que milita na ideologia extrema da esquerda radical.
    Não respeita a opinião de seu interlocutor e seus afins. O Demetrio é como você um filósofo/sociólogo e cultiva o bom senso em suas falas.
    Observe com mais valor e verás que ele é um bom brasileiro.
    Quanto ao fato de você dizer que ele está pendurado nas mídias conservadoras ou de direito e não admitir, e o que faz seus companheiros de esquerda, que compram direta ou indiretamente os grandes meios de comunicações para relatar somente o que o governo e seus aliados querem, sem se incomodar com a oposição.
    Atenciosamente.

    Carlos Bonasser

    ResponderExcluir
  2. Sr. Carlos Bonasser, ao contrário do afirmado, o espaço de sua contestação é aberto neste Blog, bem diferente do que ocorre nos órgãos do PIG, nos quais há "livre expressão" apenas para os que estiverem de acordo com o catecismo neoliberal. Vozes dissonantes não são permitidas.

    A "oposição" a que o sr. se refere é porta-voz do PIG e vice-versa, são siameses interesses e objetivos.

    O mundo é mais amplo e muito diferente do imaginado. Portanto, diversas leituras e opiniões são salutares a todos nós.

    Cordialmente.
    Agenor Bevilacqua Sobrinho

    ResponderExcluir