sexta-feira, 18 de março de 2011

Dona Maria e a felicidade alheia ou como Sílvio Santos faz a gente feliz




Dona Maria e a felicidade alheia ou como Sílvio Santos faz a gente feliz


Dona Maria paga religiosamente o carnê do “Baú da Felicidade”.

No mês passado, quando esteve adoentada, ela preferiu pagar a prestação a comprar o remédio que lhe fora recomendado pelo médico do Posto de Saúde. Foi parar na UTI.

Seu estado ainda é grave e inspira cuidados. No entanto, a peça publicitária veiculada na emissora de Sílvio Santos afirma que “basta adquirir a Telesena” para solucionar os problemas econômicos. Dona Maria compra há 25 anos os “atalhos para a riqueza” prometidos pelo proprietário do SBT.

Indique quais conceitos são utilizados no texto acima.

a) Consciência, credulidade, certeza.

b) Reflexão, consciência de classe e manipulação.

c) Responsabilidade, reflexão e clareza.

d) Alienação, desejo de mobilidade social, manipulação.

e) Nenhum dos anteriores.

PS. Dona Maria está preocupada com as dificuldades financeiras de Sílvio Santos. “Como pode o banco PanAmericano trazer esse desgosto para esse santo homem, que só faz a gente feliz?”

Pensa em escrever uma carta a ele perguntando qual é a melhor forma de ajudá-lo: “comprando a Telesena ou os produtos de beleza Jequiti?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário